Etiqueta da UE

Razões para a UE introduzir a nova Etiqueta de Pneus

Por forma a disponibilizar informação padronizada sobre eficiência no consumo de combustível, aderência em piso molhado e ruído de rolamento, a União Europeia introduzirá uma etiqueta, obrigatória para todos os novos pneus. A partir de Novembro de 2012, todos os pneus relevantes vendidos na Europa terão que possuir esta etiqueta da UE.

A etiqueta pretende munir os consumidores com alguma informação essencial para os ajudar na escolha de novos pneus (aqui explicada utilizando o exemplo de pneus para automóveis ligeiros).

Como ler a etiqueta

fuel efficiency

Resistência ao rolamento (eficiência nos consumos)A eficiência do consumo de combustível é importante tanto para reduzir as emissões de CO2 como o custo de conduzir. As categorias são A (verde) a G (vermelha). A categoria D não é utilizada aqui. A diferença entre cada categoria significa redução ou aumento do consumo de combustível na ordem dos 0.10 a 0.15 litros por 100 Km, para um automóvel com gasto médio de 6.6 litros por 100 Km.

wet grip

Aderência em piso molhado (Performance na travagem)A aderência em piso molhado é uma característica essencial de segurança dos pneus e está relacionada com a capacidade de o veículo parar rapidamente em estradas molhadas. Pode ser medida pela distância de travagem nestas condições. Existem categorias de A a G. D e G não são utilizadas aqui. A diferença entre cada categoria representa a distância de um e dois comprimentos de automóvel (entre 3 e 6 metros), quando a travar a partir de 80 km/h.

A diferença entre as categorias A e F é de mais de 18 metros na distância de travagem.

noise

Ruído (Ruído Exterior)Este item é referente ao ruído exterior produzido pelo pneu e é medido em decibéis.
Quantas mais barras negras visíveis na etiqueta, mais ruidoso será o pneu.

noise

Design da etiquetaDesenho esperado da Etiqueta.